Densitometria Óssea

Descrição

A Densitometria Óssea é um exame indolor, não invasivo, que permite medir a quantidade de osso nas diferentes partes do esqueleto e predizer assim o risco de fraturas. É ainda possível monitorizar as modificações na densidade mineral óssea devido a doenças que interferem no metabolismo ósseo ou na resposta a terapêuticas, com o intuito de minimizar os efeitos da osteoporose.

Disponibilizamos a tecnologia mais avançada neste campo, denominada por DEXA (Dual-Energy X-Ray Absorptiometry) para, com segurança e eficácia, medir a densidade dos ossos de modo a diagnosticar a osteoporose e avaliar o risco de fratura.

O exame é efetuado numa mesa semelhante à do Raio-x convencional, sendo o varrimento quer da coluna, quer do colo do fémur efetuado, em determinadas posições, por um feixe muito colimado de radiação.

Este varrimento e a sua imagem são tratados por computador, sendo efetuado ao mesmo tempo, comparação passo a passo com escala computorizada dos valores esperados para a idade, raça, peso, altura e sexo da paciente.

Realização do Exame

O exame demora cerca de 30 minutos e é indolor.

Ser-lhe-á solicitado para se deitar numa mesa e o técnico posicionará as suas pernas com um suporte de esponja para que a sua pelve e parte inferior da coluna vertebral estejam corretamente alinhadas.

Geralmente são avaliadas a coluna lombar e as ancas, podendo também ser avaliados os punhos.

Este exame também poderá ser feito ao corpo inteiro para analisar com precisão e em percentagem a quantidade de massa de gordura e magra, sendo um exame fundamental para consultas de nutrição.

Preparação

Este exame não apresenta preparações específicas, contudo o utente deve evitar a ingestão de suplementos de cálcio nas 24 horas prévias à realização do exame.

Aconselha-se a utilização de roupas leves e confortáveis, evitando acessório que contenham metais, pois estes podem alterar os resultados do exame.

A realização de estudos com contrastes ingeridos ou injetados, como nalguns exames de TC, ou injeções de radioisótopos (cintigrafia) nos 7 dias prévios ao exame, contraindicam, em absoluto, a realização deste exame durante tal período.

MARQUE A SUA CONSULTA CONNOSCO!