Ressonância Magnética
Descrição
A Ressonância Magnética (R.M.) é um meio de diagnóstico que permite observar e estudar com grande detalhe os órgãos, vasos e tecidos do corpo. Utiliza uma tecnologia complexa baseada em ondas de radiofrequência num forte campo magnético. Não utiliza radiações ionizantes, é indolor e considerado inofensivo para o organismo humano.
Apresenta várias indicações para detetar múltiplos tipos de doenças e lesões de forma precisa.
Realização do Exame
O exame é realizado com a pessoa deitada e com a parte do corpo que vai ser examinada dentro de um equipamento. O paciente pode comunicar com os técnicos através de intercomunicadores e encontra-se sobre constante observação.
Num exame de R.M. o paciente deve manter-se o mais imóvel possível de forma a não prejudicar a qualidade das imagens.
O paciente não deve levar qualquer objeto para a sala da R.M. Deve remover próteses, tirar óculos, anéis, ganchos do cabelo ou outros objetos pessoais. Para evitar o contacto do equipamento com fechos, botões e armações metálicas da roupa, ser-lhe-á pedido para vestir uma bata.
Se tiver qualquer dos implantes ou condições indicadas abaixo poderá ser impedido de fazer o exame:
-Pacemaker;
-Próteses metálicas.
-Clip de aneurisma cerebral;
-Limalhas.
Caso esteja grávida ou suspeite de estar grávida, informe os profissionais de saúde.
Preparação
Geralmente, não é necessário qualquer tipo de preparação, salvo alguns casos especiais. Poderá ser necessário estar em jejum durante 3 a 4 horas. No entanto, pode beber água e tomar a medicação habitual.
Deve chegar cerca de 15 minutos antes da hora marcada.