Radiologia Convencional

Descrição

A Radiografia, normalmente designada por Raios-X, é o método de imagem médica mais conhecido e mais antigo. O termo “Radiologia”, que estritamente se refere à imagem obtida com a emissão de radiações (Raios X), é hoje em dia também utilizado no sentido lato para englobar os novos métodos de imagem (Ecografia, TC-Tomografia Computorizada, Ressonância Magnética), sendo então sinónimo de “Imagiologia”.

A Radiologia é a ciência que estuda a imagem radiográfica em Medicina. Durante muitos anos, a Radiologia, agora dita “clássica ou convencional”, era praticamente o único método viável de observar o interior do organismo.

A Radiologia Clássica, com sensibilização de uma película fotográfica e a sua revelação por métodos químicos, tem sido progressivamente substituída pela Radiologia Digital, em que os mesmos Raios X vão impressionar uma placa de detetores ou um ecrã de fósforo e produzir informação digital para um computador, onde a imagem médica radiográfica é tratada pelo técnico de radiologia, lida e interpretada por um médico radiologista, que fará o respetivo relatório, e é fornecida ao utente e ao seu médico assistente por impressão em papel próprio, e também em CD, onde está guardada com a qualidade total, permitindo a sua futura leitura ou reimpressão.

A Radiologia Digital representa um importante avanço tecnológico, produzindo imagens de alta resolução e proporcionando um aumento de qualidade.

Realização do Exame

O exame é efetuado com o paciente deitado numa mesa, sentado ou de pé, conforme a área a estudar. Normalmente tem contacto visual com o técnico durante a sua realização, embora na altura da obtenção da imagem este se posicione atrás de uma proteção de vidro. Terá sempre possibilidade de comunicar com o pessoal técnico/médico durante o exame, devendo contudo fazê-lo apenas quando falarem consigo para evitar qualquer movimento.

O exame demora apenas alguns instantes, sendo fundamental que se mantenha imóvel durante o “disparo” e produção do feixe de raios-X (o funcionamento é semelhante à obtenção de uma fotografia, pelo que qualquer movimento poderá levar à obtenção de imagens desfocadas e sem qualidade diagnóstica, obrigando à sua repetição).

O exame é geralmente indolor e não invasivo. Em alguns casos em que existam fraturas ou luxações, o posicionamento do paciente poderá originar alguma pequena dor.

Preparação

Não existem preparações específicas. Poderá ser solicitado algum exame realizado anteriormente. No passado eram realizados alguns exames que necessitavam de contraste e outras especificidades, contudo, atualmente, foram substituídos por outras valências com maior rapidez e precisão de diagnóstico, como Ecografia e Tomografia Computorizada.

MARQUE A SUA CONSULTA CONNOSCO!